quinta-feira, 21 de julho de 2016

Concurso Literário para Jovens Poetas Lusófonos




Após o sucesso do primeiro volume da antologia “Emergente – Novos Poetas Lusófonos”, destinada a autores dos 18 aos 30 anos, o escritor Samuel F. Pimenta lança a convocatória para a participação no segundo volume, em parceria com a editora Livros de Ontem. O prazo para o envio de trabalhos termina a 31 de Outubro.


“Quando instituímos o concurso, em 2014, já prevíamos o segundo volume da Emergente, é natural que surja esta convocatória. Para nós, é importante garantir a continuidade do projecto, com tantos volumes quanto nos for possível publicar. É vital manter tudo o que seja incentivo à escrita e publicação de poesia”, explica Samuel F. Pimenta, criador do projecto.


Na primeira edição do concurso, participaram mais de 100 autores, oriundos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Galiza. O primeiro volume da antologia, publicado em Maio, integrou 12 jovens poetas, seleccionados por Samuel F. Pimenta, João Batista, CEO e editor da Livros de Ontem, e a escritora angolana Ana Paula Tavares.


“Independentemente do local onde residam os poetas, a única condição é expressarem-se em Português, qualquer que seja a sua variante. Estão incluídos, também, todos os poetas que vivem na diáspora, assim como os que não têm o Português como língua materna, mas que optam por escrever em Português”, acrescenta Samuel F. Pimenta.


Recém-galardoado com o Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2016, para o melhor livro de poesia de países e regiões lusófonas, Samuel F. Pimenta considera que a Emergente é uma forma de “promoção da escrita de poesia em português e procura esbater as dificuldades que muitos autores estreantes encontram no processo de publicação dos primeiros textos”.


Para saber mais sobre a antologia e o regulamento, consulte o seguinte link: http://livrosdeontem.pt/wp-content/uploads/2016/05/regulamento_antologia_emergente2_2.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.