quarta-feira, 20 de abril de 2016

Certamen Literari Escolar en Llengües d’Origen

Há doze anos que a associação Amics de la Unesco de Barcelona organiza um certame dedicado às línguas maternas dos alunos dos Centros Educativos da Catalunha: o Certamen Literari Escolar en Llengües d’Origen.

Para participar, os alunos têm apenas de apresentar os seus textos escritos na sua língua materna e, se esta não for o catalão, também uma tradução do seu texto em catalão.

Fotografia da cerimónia da décimo primeira edição (cedida)

O objetivo do certame é ajudar a fomentar a diversidade cultural e linguística entre os alunos, e também promover a integração de pessoas recém-chegadas, numa sociedade cada vez mais plural e multicultural.

Os organizadores consideram que é necessário deixar que as novas gerações de catalães se expressem, não só em catalão, mas também nas suas línguas maternas. Desta forma, as pessoas recém-chegadas poderão aprender e fazer sua a língua catalã, sem renunciar à sua língua materna e dando a conhecer a riqueza de outras línguas e culturas. Procura-se, assim, promover, através da Literatura, a conviência pacífica e o entendimento entre todas as comunidades que moram na Catalunha.

Na décima segunda edição participaram mais de 600 alunos de 56 Centros Educativos, que enviaram textos escritos em 23 línguas diferentes, que foram depois avaliados por um grupo de voluntários.

Fotografia da cerimónia da décimo primeira edição (cedida)

O Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões de Barcelona colaborou também na correção dos textos, que os organizadores receberam em língua portuguesa.

A cerimónia de entrega dos prémios do XII certame irá celebrar-se no próximo 1 de junho no Espai Endesa de Barcelona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.