terça-feira, 8 de março de 2016

A maior flor do mundo



A maior flor do mundo” de José Saramago

"A obra de José Saramago não precisa de apresentações. Os seus romances são conhecidos e admirados em todo o mundo. Contudo, nem toda a gente conhece a sua herança na literatura infantil, onde a sua escrita singular e especial ganhou um novo registo e chegou a novos leitores.

"A maior flor do mundo” (Porto Editora, 2014) foi o primeiro livro infantil de José Saramago, publicado originalmente em 2001. Nesta história, o escritor entra dentro do livro e transforma-se a si próprio em personagem, lançando questões importantes até sobre a sua capacidade de escrita. Saramago questiona-se se conseguiria, algum dia, escrever uma história para crianças, recorrendo à simplicidade da linguagem que essa literatura exige” (Andreia Rasga · CRÍTICA, MIL FOLHAS)




Em 2007, a Continental Animación produziu uma curta-metragem baseado no livro. A animação, que tem direção de Juan Pablo Etcheverry e banda sonora executada pela Orquestra Sinfónica de Tenerife, contou com o apoio da Unicef e ganhou, ainda, o prémio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival.

O Filme e o livro são indicados para educadores e para alunos. Assista ao vídeo e viaje pelo mundo de Saramago e pelos encantos da literatura infantil:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.