sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Geração de Orpheu

Mostra bibliográfica “O Modernismo (também) passou por aqui / El Modernisme (també) va passar per aquí” encerra dia 19 de maio com palestra proferida por Fátima Freitas Morna, em Barcelona

“A Geração de Orpheu” é o título da palestra que Fátima Freitas Morna, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especialista em poesia portuguesa do século XX e responsável por uma antologia poética do Orpheu, proferirá no próximo dia 19 de maio, pelas 12h, na  sala Goytisolo da Biblioteca d’ Humanitats da Universitat Autònoma de Barcelona.  Esta palestra, que apresentará uma reflexão sobre a importância desta revista no panorama literário português do século XX, assinala o encerramento da mostra bibliográfica organizada pelo Centro de Língua Portuguesa do Camões I.P. de Barcelona dedicada ao centésimo aniversario do Orpheu.

Sobre a palestrante:


Fátima Freitas Morna é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina sobretudo Literatura Portuguesa e Espanhola. Doutorada em Literatura Portuguesa pela mesma universidade, com uma tese sobre a poesia de Vitorino Nemésio (1988), ensinou também nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Alemanha e em Espanha. Eça de Queiroz, Antero de Quental, Pessoa e Jorge de Sena são alguns dos autores que mais tem trabalhado.Tem-se dedicado também ao estudo da poesia do Orpheu e entre as suas numerosas publicações conta-se a organização da antología A Poesia de Orpheu (Lisboa: Comunicação, 1982), onde recolhe e comenta uma seleção poética de textos dados a conhecer pela célebre revista modernista portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.