terça-feira, 3 de junho de 2014

Contos no Mediterrâneo 2014 – Entrega de prémios



No passado dia 30 de maio realizou-se, na Biblioteca Sagrada Família de Barcelona a cerimónia de entrega de prémios da VIII edição do Concurso Literário CONTOS NO MEDITERRÂNEO.

A cerimónia, apresentada pelos professores de galego da UAB Sónia Varela e Xaquín López, contou com a presença do novo responsável do Instituto Camões de Barcelona, Jordi Cerdà. O ato começou com uma atuação musical galego-portuguesa a cargo do grupo Chiscadelas, formado pelas vozes de Goretti, Caroline e Sílvia.

Atuação musical a cargo do grupo Chiscadelas

Após a entre de prémios da categoria infantil, o dueto de guitarras formado pelos alunos de português da UAB, Lídia Guillén e Pau Vázquez, interpretou várias músicas em português, uma delas de autoria própria.

Atuação musical a cargo de Lídia Guillén e Pau Vázquez, alunos da UAB

No que diz respeito aos vencedores, na categoria A (Menores de 18 anos), foram os seguintes:

Categoria A – Menores de 18 anos

1º - NATÁLIA LÓPEZ, da Escola el Casal, autora da banda desenhada Magdalenas.

2º - ALBA PASCUAL, da Escola el Casal, autora da banda desenhada Aeroporto.

3º - ROC ORENGO, da Escola el Casal, autor da banda desenhada Extraterrestre.

Goretti López, vencedora do primeiro prémio na categoria B
 
E na categoria B, para maiores de 18, os vencedores foram:

Categoria B – Maiores de 18 anos

1º - GORETTI LÓPEZ, autora do conto Sabela soñou co Berbés.

2º - RAQUEL AQUINO, autora do conto A casa dos nosos soños.

3º - PAU VÁZQUEZ, autor do conto Lembra disto! (ou A Enseada).

Raquel Aquino, vencedora do segundo prémio na categoria B

Na categoria de maiores de 18 anos, a vencedora do primeiro prémio (um lote de livros e discos e uma estadia de fim-de-semana para duas pessoas no Hotel Pazo Carballo de Ribadavia, oferecida pel’As Casiñas do Ribeiro) foi Goretti López, aluna de galego da Aula d’Idiomes do Ateneu Roig; o segundo prémio (um lote de livros e discos e um bilhete de avião Barcelona-Lisboa-Barcelona oferecido pelo Instituto Camões) foi para Raquel Aquino, aluna de galego da Aula d’Idiomes do Ateneu Roig; e o terceiro prémio (um lote de livros e discos) foi para Pau Vázquez, aluno de português da Facultta de Filosofia i Lletres da UAB.

Na presente edição, o júri esteve composto pela professora de galego da Escola Oficial d’Idiomes, Ana Escourido, pelo tradutor e professor da Aula d’Idiomes do Ateneu Roig, Xurxo Feijoo, e pelo professor do Instituto Camões de Barcelona, Alberto Simões.

Este certame, destinado a pessoas que estudam ou estudaram português ou galego nos territórios de língua catalã, é organizado pelo Leitorado de Galego da Universitat Autònoma de Barcelona com a colaboração do Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona, a Assamblea Cultural Galega de Barcelona, a Secretaria Xeral de Política Lingüística, a Xunta de Galicia e Biblioteques de Barcelona.

Os patrocinadores da presente edição foram As Casiñas do Ribeiro, Edicións Xerais, Obradoiro, OQO Editora e Editoria Galaxia.

Este Centro agradece o empenho e a dedicação dos Leitores de Galego da UAB, Sónia Varela e Xaquín López, na organização desta iniciativa.