terça-feira, 13 de maio de 2014

Cerimónia de entrega do XIVº PRÉMIO DE TRADUÇÃO GIOVANNI PONTIERO



O Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona e a Facultat de Traducció i d’Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona têm o prazer de vos convidar à cerimónia de entrega do XIVº Prémio de Tradução Giovanni Pontiero.

Este ato, que dará a conhecer o nome do vencedor ou vencedora do Prémio, terá lugar no próximo dia 20 de maio, às 12h00, na Sala de Aula 2 da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB. >COMO CHEGAR<

A presente edição será especial porque vamos render uma homenagem à professora Helena Tanqueiro que, até este ano, foi a responsável do Instituto Camões de Barcelona e coordenadora da Cátedra José Saramago da UAB. Por este motivo, na cerimónia, para além dos parlamentos das autoridades institucionais, o poeta, tradutor e professor Francesc Parcerisas dedicará umas palavras à Dra. Tanqueiro.

Os estudantes de português da UAB participarão na cerimónia com várias interpretações musicais de diferentes países de Língua Portuguesa.

Após o ato, as autoridades inaugurarão uma exposição bibliográfica sobre o Prémio de Tradução Giovanni Pontiero e o acervo de traduções da obra de José Saramago na Biblioteca d’Humanitats da UAB.

Na presente edição concorreram 12 traduções para espanhol de obras literárias escritas originalmente em língua portuguesa, enviadas desde vários pontos da geografia espanhola, México e Colômbia.

O vencedor ou vencedora desta edição, cujo nome será conhecido na cerimónia de entrega do prémio, vai receber um cheque no valor de 6.000 euros.

 
Helena Tanqueiro junto ao vencedor do ano 2013, Josep Domènech Ponsatí.