terça-feira, 4 de junho de 2013

Cursos, mestrados e doutoramentos em Portugal





Caros (as) amigos (as),

Vimos por este meio informar de vários cursos, mestrados e doutoramentos que terão lugar em Portugal nos próximos meses:


MESTRADOS NA UNIVERSIDADE ABERTA (UAb)

2ª Edição do Mestrado online em Estudos Comparados - Literatura e Outras Artes (2013-2015):

O Mestrado em Estudos Comparados – Literatura e Outras Artes, oferecido em regime de e-learning, é uma aposta inovadora, única e original, feita pelo Departamento de Humanidades da Universidade Aberta. Visa aprofundar a investigação interdisciplinar, cruzando literatura com estudos de cultura, teorias literárias com estudos artísticos, textos verbais com textos pictóricos, musicais, fílmico. O contexto de e-learning onde nasce, e o universo das novas tecnologias em que se desenvolve, potenciam a interação de saberes, nomeadamente ao nível da produção artística multimédia. Trata-se de uma aposta única, porque é oferecida em regime de ensino online, para estudantes “em qualquer lugar do mundo”, sem barreiras nem distâncias.

A 1ª fase decorrerá de 13 de maio a 14 de junho de 2013.

Todas as informações sobre as candidaturas e o Mestrado estão disponíveis na página do MEC-LA  no Guia Informativo online, no sítio web da Universidade Aberta:



7ª edição do Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares:

Informamos que até 14 de junho está a decorrer a primeira fase de candidaturas à 7ª edição do curso de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares da Universidade Aberta.

O Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresenta os Estudos Portugueses como âmbito nuclear de pesquisa, numa perspetiva integradora e transversal, através da articulação entre as áreas científicas da Literatura, Cultura, Linguística e História. Trata-se de um curso que promove a investigação especializada no âmbito do ramo científico de Estudos Portugueses e nas  especialidades científicas que o estruturam. Tais especialidades são objeto de um trabalho organizado a partir de pontos de vista internamente diversificados, o que garante uma leitura dos fenómenos literários, culturais, linguísticos e históricos marcada por uma pluralidade paradigmática e teórico-metodológica.

Este 2º ciclo de estudos funciona em regime de ensino a distância, com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso destina-se a todos os que, preenchendo as condições de acesso, pretendam desenvolver uma atividade profissional relacionada com a Literatura, a Cultura, a Linguística e a História, seja nas áreas da docência, da investigação ou da mediação cultural, tanto em Portugal como no estrangeiro, nomeadamente nos países de língua oficial portuguesa.

Informamos também que o Curso de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares está reconhecido pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (registo nº CCPFC/ACC-67238/11) e tem como destinatários os Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 400.

Toda a informação disponível sobre a 7ª edição deste Curso de Mestrado (Plano de Estudos, Guia do Curso, condições de acesso e de funcionamento e saídas profissionais) e sobre o respectivo processo de candidatura pode ser consultada no seguinte endereço do sítio web da Universidade Aberta:



3ª edição do Mestrado em Estudos sobre a Europa:

Informamos que, a 1ª fase de candidaturas ao Mestrado em Estudos sobre a Europa irá decorrer de 13 de maio a 14 de junho.

Para mais informações podem visitar o seguinte sítio web:




MESTRADOS NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (UNL)

A 1ª fase de candidaturas aos cursos de 2º ciclo (Mestrados) decorre até 19 de julho de 2013.

Para mais informações podem visitar o seguinte sítio web:




DOUTORAMENTOS NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (UNL)

A 1ª fase de candidaturas aos cursos de 3º ciclo (Doutoramentos) decorre entre 6 de maio e 18 de junho de 2013.

Para mais informações podem visitar o seguinte sítio web:




UNIVERSIDADE DE AVEIRO (UNAVE)

Curso de verão Energias Renováveis, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que irá decorrer de 22 a 26 de Julho de 2013, na Universidade de Aveiro.

Para mais informações podem consultar o seguinte sítio web: