segunda-feira, 6 de maio de 2013

COUNECT apresentado na FILBO 2013

O projeto de Cooperação Universitária Entre Cátedras (COUNECT) foi apresentado ao público no passado dia 28 de abril, no âmbito da FILBO 2013 (Feira do Livro de Bogotá). A apresentação decorreu no Pavilhão de Portugal (país convidado de honra desta edição), e esteve a cargo do Professor Jeronimo Pizarro, Coordenador da Cátedra Fernando Pessoa e Comissário do Pavilhão de Portugal na FILBO.


Criada pela Cátedra José Saramago da Universidade Autónoma de Barcelona, a COUNECT é uma plataforma orientada para o estabelecimento de ligações e pontos de contacto entre os mais variados agentes académicos. A Cátedra Fernando Pessoa, da Universidad de los Andes, é a primeira entidade colaboradora.

O projeto começou por desenvolver a sua atividade no campo da expressão artística, desafiando artistas das mais diversas áreas a associarem-se a ele através das suas interpretações do legado intelectual de ambos os escritores. Assim, nomes tão diversos como os de João de Melo, Jacinto Lucas Pires ou Nuno Camarneiro (literatura), Pedro Calapez (artes plásticas), ou Carles Andreu e os Dead Combo (música) aceitaram o repto e associaram-se a esta homenagem, num momento em que se assinala o 90.º aniversário do nascimento de José Saramago e o 125.º de Fernando Pessoa. 

Depois de se apresentar como campo de acolhimento para interpretações artísticas, o COUNECT entra agora numa etapa distinta, pretendendo instituir-se como uma base de trabalho relevante no âmbito nos estudos pessoanos e saramaguianos.