sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cinema: TABU


«Aurora tinha uma fazenda em África no sopé do monte Tabu...»

No próximo dia 18 de janeiro estreia, em Espanha, o filme TABU do realizador português Miguel Gomes.

Em Barcelona, o filme poderá ser visto nos Cinemes Verdi em versão original (português) com legendas em espanhol.

Três mulheres partilham um prédio antigo na cidade de Lisboa: Aurora, uma idosa temperamental; Santa, a sua empregada cabo-verdiana; e Pilar, uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a descobrir um episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida há 50 anos em Moçambique, pouco antes da Guerra Colonial portuguesa.

Filmado a preto e branco, este filme do realizador Miguel Gomes recebeu o prémio da crítica, atribuído pela FIPRESCI, na Berlinale de 2012.


Miguel Gomes nasceu em Lisboa em 1972 e estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Trabalhou como crítico de cinema na imprensa portuguesa e realizou várias curtas metragens premiadas em festivais dentro e fora do território português. Em 2004 realizou a sua primeira longa metragem, A Cara que Mereces e, em 2008, estreou o filme Aquele Querido Mês de Agosto.

FICHA TÉCNICA
Realização Miguel Gomes Argumento Miguel Gomes e Mariana Ricardo Produção O Som e a Fúria, Radiotelevisão Portuguesa País Portugal, Alemanha, Brasil, França Actores Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita Género Drama (118 min.)

**Artigo sobre o filme, da Prof. Glòria Salvadó (UPF), publicado no jornal La Vanguardia (23.01.2013)**



Aproveitem a oportunidade de ver cinema português e em português!