segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vera Mantero e Nuno Rebelo mostram "Improvisação" em Barcelona, na 10.ª Mostra Portuguesa



A coreógrafa Vera Mantero e o músico Nuno Rebelo apresentaram a peça Improvisações, na sexta-feira passada, no Antic Teatre de Barcelona, no âmbito da 10.ª Mostra Portuguesa.

O espetáculo surge na sequência de uma colaboração de longa data entre os dois criadores portugueses, que junta a área da música e da dança, mas que acontece pela primeira vez a dois, em palco, segundo a organização.


Improvisações é um espetáculo com produção da O Rumo do Fumo, organizado em colaboração com o Consulado Geral de Portugal em Barcelona, e conta ainda com o apoio do Instituto Camões.

A colaboração entre Nuno Rebelo e Vera Mantero remonta a meados dos anos 1990, com a criação de música para os trabalhos de dança, mas também com a participação da coreógrafa - como cantora -, em projetos musicais de Nuno Rebelo.

Vera Mantero
Vera Mantero participa em dois projetos musicais de Rebelo: no trio So Happy Together e no quarteto Separados Frutos.

Também participaram juntos em vários projetos de improvisação como On the Edge, de Mark Tompkins, em Paris, Estrasburgo e Marselha, que reúne outros criadores portugueses e estrangeiros como Steve Paxton, Lisa Nelson, David Zambrano, Julyen Hamilton, Carme Renalias, Frans Poelstra, João Fiadeiro e Marco Franco.

Outro desses projetos é Tuning Scores, criado por Lisa Nelson no Centro Georges Pompidou, em Paris, que conta ainda com Steve Paxton, Pascal Queneau, Laurence Louppe e Scott Smith, entre outros.

A 10.ª Mostra Portuguesa vai decorrer em sete cidades de Espanha, ao longo do mês de novembro, com uma programação nas áreas da música, literatura, cinema e gastronomia.

Nuno Rebelo