terça-feira, 22 de maio de 2012

Cerimónia de entrega do XIIº PRÉMIO DE TRADUÇÃO GIOVANNI PONTIERO


O Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona e a Facultat de Traducció i d’Interpretació da Universitat Autònoma de Barcelona têm o prazer de vos convidar à cerimónia de entrega do XIIº Prémio de Tradução Giovanni Pontiero.


Este ato terá lugar no próximo dia 29 de maio, às 12h00, na Sala de Aula 2 da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB e contará com a presença do Exmo. Vice-reitor de Transferência Social e Cultural da UAB, Dr. Bonaventura Bassegoda; da Decana da Facultat Traducció i d’Interpretació, Dra. Laura Santamaria; da Diretora do Instituto Camões de Barcelona, Dra. Helena Tanqueiro; da Diretora do Departament de Traducció, Dra. Marisa Presas; e do Exmo. Sr. Cônsul Geral de Portugal em Barcelona, Dr. João Ribeiro de Almeida.

A figura convidada na presente edição é o escritor madrileno Javier Moro, vencedor do Prémio Planeta 2011 com a obra El imperio eres tú, na qual o autor retrata a corte de D. Pedro I, primeiro imperador do Brasil, que posteriormente seria coroado D. Pedro IV de Portugal.


Javier Moro obteve o reconhecimento da crítica e do público leitor com romances como Pasión india (2005) ou El sari rojo (2008), trabalhou no cinema e na televisão como produtor e roteirista, e colabora regularmente com diferentes meios de comunicação.

Na presente edição concorreram 17 traduções para castelhano de obras literárias escritas originalmente em língua portuguesa.

O vencedor ou vencedora desta edição, cujo nome será conhecido na cerimónia de entrega do prémio, vai receber um cheque no valor de 6.000 euros.