quinta-feira, 1 de março de 2012

Gonçalo M. Tavares - "Aprender a rezar en la era de la técnica"


Temos o prazer de anunciar que, na próxima segunda-feira, dia 5 de Março, às 19h00, na livraria La Central (C/ Mallorca 237), o escritor português Gonçalo M. Tavares apresentará a edição espanhola do seu livro Aprender a rezar en la era de la técnica. Editada em Portugal em 2007, esta obra conquistou o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França em 2010.

Gonçalo M. Tavares é um escritor português nascido em 1970. Recebeu alguns dos mais importantes prémios literários de língua portuguesa: Prémio Portugal Telecom 2007 (do Brasil), Prémio José Saramago 2005 e Prémio LER / Millennium BCP 2004, pelo seu romance Jerusalém. Os seus livros foram traduzidos em vinte e dois países.

Sobre Aprender a rezar na era da técnica, Pedro Mexia, crítico literário do jornal Público, escreveu o seguinte:

«Depois do magistral Jerusalém, Gonçalo M. Tavares encerra a tetralogia O Reino com um romance de ideias sobre a natureza, a natureza humana e a natureza da política. [...] Tavares é capaz de transformar um episódio comezinho, como as pessoas à espera de comboio, numa reflexão sobre a relação entre o espaço e o tempo. E tem frases fortíssimas, como na cena elidida (Lenz a visitar o túmulo do pai): "aquele que vai morrer despede-se daquele que já está morto". É, aliás, isso que se joga em todo este romance: a substituição do divino por "técnicas" igualmente omnipotentes. E igualmente frágeis.»

No encontro do dia 5 de março, Gonçalo M. Tavares dialogará com o poeta, tradutor e livreiro Martín López-Vega.

Para mais informações, podem consultar o sítio web de La Central.