quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Língua, cultura e mercado de trabalho no Brasil

O Col.legi d'Enginyers de Camins, Canals i Ports de Barcelona organizou, no passado dia 16 de fevereiro, a jornada Mercat Laboral a Brasil.

Neste encontro, que contou com a colaboração do Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona, discutiram-se temáticas como a crescente demanda de mão-de-obra qualificada no Brasil, devido ao forte crescimento económico verificado neste país nos últimos anos, as áreas mais solicitadas, os processos burocráticos inerentes, bem como a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa para tal efeito.

Neste particular, o Dr. Nazir Can, docente dos cursos de Língua Portuguesa do CLP/IC de Barcelona, ministrou uma conferência sobre a história do nosso centro em Barcelona, a crescente importância da língua portuguesa na Catalunha e sobre os novos desafios nascidos do actual contexto económico.

Tendo contado com a participação de dezenas de associados do Col.legi d'Enginyers, este encontro serviu ainda para consolidar a colaboração recentemente iniciada entre ambas as instituições, de modo a viabilizar a organização de cursos de português (variante sul-americana) adaptados ao mercado de trabalho no Brasil.