quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Homenagem a Zeca Afonso


Para homenagear a figura do cantor e compositor português José Zeca Afonso no 25º aniversário do ano da sua morte, o Auditori de Barcelona promove, com a colaboração do Consulado Geral de Portugal em Barcelona, dois concertos:

Steel Drumming toca José Afonso

Numa singular escolha dos mais emblemáticos e secretos temas do seu reportório, o Drumming Grupo de Percussão reinterpreta nas Steelpans (tambores de metal originalmente oriundos de Trindade e Tobago) a mundividência de um dos maiores autores e intérpretes da música portuguesa, correndo riscos e correndo o mundo. Sem fronteiras. Sem receio de encontrar a “portugalidade” numa guitarra do fado com raízes em África, algures entre Coimbra e as Caraíbas.


20 canções para Zeca Afonso

Em palco é recriada a raiz popular presente na sua música, num contexto inovador que concilia as melodias das canções (voz de Alexandra Ávila e de João David Almeida), os timbres jazzísticos do trio de jazz (guitarra, baixo e bateria), que acompanha os instrumentos solistas (saxofone e piano) e a ambiência subtil do quarteto de cordas, numa fusão única. O reportório seleccionado inclui temas editados entre 1962 e 1987, fazendo uma viagem por uma parte significativa da obra de Zeca Afonso.

Para mais informações podem consultar o sítio web do Consulado de Portugal em Barcelona: