terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma nota sobre o sucesso das conferências da Dra. Patrícia Vieira em Barcelona

Nos passados dias 3 e 4 de Novembro o Instituto Camões de Barcelona teve a oportunidade de contar com a presença da Professora Doutora Patrícia Vieira, da Georgetown University, que, de maneira desinteressada, se disponibilizou para ministrar duas conferências para divulgar a literatura portuguesa e lusófona junto do público catalão.

No primeiro dia, a Dra. Vieira abordou as relações entre a política, a literatura e a filosofia, tendo como porto de partida as noções de luz e sombra, nas obras de Graciliano Ramos e José Saramago. A conferência teve lugar na Universitat de Barcelona e contou com a presença de cerca de 50 assistentes, entre os quais o Exmo. Senhor Cônsul-geral de Portugal em Barcelona, Dr. João Ribeiro de Almeida, e vários professores da UB.


Já no dia 4, numa conferência para os estudantes de Tradução da Universitat Autònoma de Barcelona, a Prof.ª Dra. Patrícia Vieira, na senda do romance Ensaio Sobre a Cegueira, debruçou-se sobre a obra de Saramago e sobre a distopia da razão. Seguiu-se à conferência um animado debate com os mais de 30 alunos e professores presentes na sala.

O Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões de Barcelona quer agradecer a disponibilidade da Prof.ª Dra. Vieira, dos espaços que acolheram as conferências, bem como de todos os assistentes.