terça-feira, 25 de outubro de 2011

IX Mostra Portuguesa em Barcelona apresenta adaptação teatral de texto de Fernando Pessoa


Pessoa, O que o turista deve ver, baseado no livro de Fernando Pessoa Lisboa: o que o turista deve ver é a peça que estará em cena de quarta-feira a domingo entre 24 de Outubro a 6 de Novembro no espaço La Seca, sede da companhia Brossa Espai Escènic, situado no Bairro do Born em Barcelona.

A encenação prevê a participação direta dos espetadores, que funcionarão como os “turistas” do cenário (Lisboa) elaborado pelo Espai Brossa desempenhando os atores o papel de guias.


A peça dirige-se ao público catalão interessado nas artes dramáticas e na cultura e literatura portuguesas, a estudantes, professores e a todos os que estão ligados à divulgação/ensino da língua portuguesa na Catalunha. 

No dia 6 de Novembro, aquando da última representação, será servido aos presentes um Porto de Honra e pastéis de Belém.

A representação insere-se nas actividades da IX Mostra Portuguesa e é patrocinada pela Embaixada de Portugal em Espanha, pelo Instituto Camões, pelo Ministério da Cultura de Portugal, pelo Governo dos Açores, pelo Ministerio de Cultura de España e pelo Ayuntamiento de Madrid.

Lisboa: o que o turista deve ver é um guia de Lisboa, em inglês, inédito, completo, datilografado e pronto para ser publicado. Nele, Fernando Pessoa, com uma linguagem despojada, percorre todo o património importante da cidade, seja ele arquitetónico, artístico, intelectual ou de puro lazer. Este guia, provavelmente datado de 1925, inseria-se num amplo projeto de publicações a editar por Pessoa para melhorar a imagem de Portugal, no plano internacional. 

Para mais informações:

La Seca – Espai Brossa
C/ Flassaders 40, Barcelona