terça-feira, 7 de junho de 2011

Contos no Mediterrâneo 2011 - Relação dos galardoados



No passado dia 3 de Junho teve lugar, no Centro Galego de Barcelona, a cerimónia de entrega de prémios da V edição do Concurso Literário CONTOS NO MEDITERRÂNEO.

Os membros do grupo teatral galego Furafollas abriram o acto com um conta-contos, ao que seguiu a leitura de vários poemas em catalão e português a cargo de quatro integrantes da associação cultural CatalunyApresenta.


Leitura dramatizada do texto Lixo

Também participaram na cerimónia duas alunas de português da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB, que fizeram uma leitura dramatizada do texto Lixo de Luís Fernando Veríssimo.

A professora da UB, Sabela Labraña, fez uma apresentação da publicação que recolhe os textos que participaram na categoria infantil em anteriores edições do concurso.

Após a cerimónia foi servido um aperitivo para todos os presentes.

No que diz respeito à entrega de prémios, os vencedores nas diferentes categorias foram os seguintes:

Categoria A – Menores de 18 anos

1º - MARÍA LAUSIN RUIZ, autora da obra No labirinto.

2º - AINA OLIVART IRANZO, autora da obra Espertar e sentir.

3º - MONTSE RIBES MOLINA, autora da obra Todo por ti.

Categoria B – Maiores de 18 anos

1º - CÈLIA BATLLE MASSAGUÉ, autora da obra O silêncio.

2º - EMMA QUESADA CLARÀ, autora da obra A noite do fim do mundo.

3º - FERNANDO SEBASTIÁN HUBER, autor da obra Esse cliente de todos os dias.


Os galardoados da edição de 2011

Na categoria de maiores de 18 anos, a vencedora do primeiro prémio (500 €) foi Célia Batllé Massagué, aluna de português da Facultat de Traducció i d’Interpretació da UAB; o segundo prémio (um bilhete de avião Barcelona-Lisboa-Barcelona) foi para Emma Quesada Clarà, ex-aluna dos cursos livres de língua portuguesa do Instituto Camões de Barcelona; e o terceiro prémio foi para Fernando Sebastián Huber, ex-aluno dos cursos livres de língua portuguesa do Instituto Camões de Barcelona.

O júri da presente edição esteve composto pela escritora Raida Rodríguez, as livreiras Irma Amado e Fina Rodríguez e os professores de português Nazir Can e Jofre Pons.
Vencedoras da categoria A

Os patrocinadores da presente edição foram o Centro Galego de Barcelona, Edicións Xerais de Galicia, OQO Editora, Sargadelos, a Xunta de Galiza, o Leitorado de Galego da UAB e o Instituto Camões.

Este Centro agradece o empenho e a dedicação dos Leitores de Galego da UAB, Sónia Varela e Miguel Anxo Solla, na organização do concurso e do acto.